Curso de Direito da UFMG é eleito pelo Ranking Universitário Folha 2013 como o melhor do país

Curso de Direito da UFMG é eleito pelo Ranking Universitário Folha 2013 como o melhor do país

10/09/2013 Autor: Assessoria de Imprensa

O Ranking Universitário Folha 2013 (RUF), divulgou nessa segunda-feira (9), a relação das melhores instituições de ensino superior no país. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi avaliada como 3ª melhor do país. Entre as 192 instituições privadas e públicas que constam na lista, várias mineiras aparecem em posição de destaque.

A federal mineira recebeu nota geral de 94,9 (em um total de 100) e ficou atrás da Universidade de São Paulo (USP), que alcançou 96,89 pontos, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 95,64. O curso de direito da UFMG foi avaliado como o melhor do país.

O RUF classifica as instituições brasileiras de ensino superior segundo os critérios ensino, inovação, mercado, pesquisa e internacionalização.

No quesito ensino, a Universidade apresentou a melhora mais significativa em relação ao ranking do ano passado, pulando do quarto para o segundo lugar. Para o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, professor Renato de Lima Santos, esse resultado se torna ainda mais importante se considerado o histórico recente de expansão pelo qual passou o segmento, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “É extremamente positiva a constatação de que expandimos quantitativamente e ainda assim mantivemos patamar qualitativo satisfatório”, comenta.

O fator preponderante para o bom desempenho, segundo o pró-reitor, consiste na evolução conjunta das vertentes de ensino em graduação, pós-graduação e pesquisa. “O aprimoramento das duas últimas proporciona a qualificação do corpo docente, o que certamente reflete no ensino de graduação. É o que vem acontecendo na UFMG”, revela.

Para Renato, o sistema de rankings é valiosa ferramenta de orientação a respeito daquilo que deve ser priorizado em termos de ações acadêmicas na Universidade. “Embora sejamos responsáveis por 5,5% de toda a produção científica feita no país, ainda há cinco instituições brasileiras à nossa frente nesse aspecto. Isso mostra que podemos fazer ainda mais”, exemplifica.

O primeiro posto, assim como em 2012, pertence à Universidade de São Paulo (USP). Mais detalhes sobre a lista podem ser consultados no site do RUF.

Fonte: Com informações do jornal O Tempo e Portal UFMG

Disponível em: http://www.iamg.org.br/lerpublicacao.php?publicacao=656

Acesso em 18 dez. 2013

 

Deixar uma resposta

Nome (obrigatório)

Website


Captcha